Seja RELAXADO para ser produtivo! – 5 dicas para produzir nos momentos de ansiedade

Criar uma rotina de postagens, interações, ter um “calendário” para o usar o LinkedIn são estratégias usadas para alavancar o marketing pessoal, divulgar trabalhos e também conhecer e valorizar o trabalho dos outros. Porém, nem sempre conseguimos seguir nosso planejamento, ou algo acontece e nos desvia do caminho, e para quem não sabe lidar com mudanças repentinas isso pode incomodar muito. Na verdade, para o Pedro do início do ano isso seria terrível, por exemplo. 

Gostaria de retornam trazendo algumas curiosidades, dicas interessantes, algo diferente, mas preferi retornar falando justamente em como trabalhar nossa ansiedade nos tornou mais produtivos.

Quem sofre com ansiedade sabe o quanto não realizar algo no prazo, mesmo as pequenas coisas, ou quando quebramos a rotina e a sequência de ações saem do planejado, pode agoniar e muito. Nos faz sentir aquele aperto no peito, a respiração pesa, pois precisamos escrever um artigo, editar um quadro da rádio, entregar um texto, dormir com tempo para descansar, acordar e já ir para o trabalho, já que o tempo é mínimo, mas a primeira atividade toma mais tempo que as outras e por fim algo precisa ser adiado. Temos que escolher qual tem menor prioridade, visto que é necessário dormir. 

Sempre que lhe questionarem “O que você faz da meia noite às seis?” Não tenha medo de responder que dorme! É melhor dormirmos, demorarmos mais para fazer algo e termos nossa saúde mental, do que tornarmo-nos problemáticos e nos prejudicar para parecermos “mais produtivos”. – E particularmente acho esse pergunta o cúmulo do ridículo –

Esse pequeno exemplo maximizado para o último mês foi minha realidade, em meio a problemas de saúde na família, ter que produzir os conteúdos dividindo tempo com cuidar de uma pessoa pós operada é muito mais complicada do que parece, mas em meio a tudo isso fiquei muito feliz com o que percebi em mim; estou menos ansioso. Bem menos. 

Conversando com minha mulher, chegamos ao assunto do meu curso de programação que exige tempo, estou parado justamente para fazê-lo com foco, assim ela questionou como eu estava com isso, pois me conhecendo sabia que eu estaria muito agoniado e ansioso por não fazê-lo. Respondi que estava tranquilo, que faria tudo em seu devido tempo, e não adiantaria me afobar. Resposta simples, certo? Mas precisei me trabalhar muito. 

E justamente ai reconheci que muitos precisam se trabalhar também.

Logo, pautei algumas dicas baseadas em questionamentos/sentimentos que me surgiam nos momentos de tensão:

  • 1 – QUERO REALIZAR ALGO PARA “AMANHÔ, MAS NÃO CONSIGO. O QUE FAÇO?!

Primeiro, você já listou suas prioridades? O que você precisa terminar agora, de fato? 

Em segundo, se você deixar para realizar isso depois, será que não terá mais tempo para se dedicar?

Quero fazer esse curso agora pois me ajudará a conseguir um novo emprego, uma nova perspectiva!” 

Certo, você quer se especializar em uma nova área? Maravilhoso! Mas quer fazer isso afobado? Termine suas coisas, planeja-se para ter um tempo melhor e mais otimizado para aprender essa nova atividade. 

Talvez você tenha algo que termine já no próximo mês e abrirá uma lacuna no seu dia. Aguarde e coloque-o lá. Apenas se regre, aguente um pouquinho e depois aproveite.

  • 2 – TENHO MUITAS COISAS PARA FAZER! NÃO SEI SE DOU CONTA:

Esqueça o tempo. Tenha plena noção de seus prazos, mas esqueça o tempo. Apenas faça. Analise bem seu calendário, e reorganize o que fazer em cada dia. Se realmente não ter tempo, não tenha. Deixe o que for de menor prioridade para que você repense uma entrega e resolva na medida do possível. 

Os antigos já diziam e é verdade: “Só não demos jeito para morte”.  E você não pode levar essa frase apenas para o “Posso pegar, pois dou jeito!”, PRECISA levar para o “Se eu não conseguir fazer a tempo, darei um jeito”. Seja conversando, reorganizando… Você dará um jeito. Não estou falando que é fácil, mas sim que é possível.

Foi o que me ocorreu. Me atrasei nos artigos, nesses e nos privados para o Pêssego Atômico, fiquei muito agoniado, mas nas gigantescas prioridades, foi o que precisei adiar. 

Entretanto, quando comecei a esquecer o tempo, e apenas fazer… CONSEGUI FAZER MUITO MAIS! 

  • 3 – COMO PRODUZIMOS MAIS ?

Ansiedade, pensar no tempo que nos falta e/ou pensamentos semelhantes consomem muito de nosso psicológico. Mesmo quando não percebemos. Justamente por isso, quando estamos agoniados parece que “as ideias somem”, vem o “branco” e as demais clássicas frases. 

E isso é real! Seu cognitivo afeta o fisiológico, seu corpo não foca no produzir mas no “Não vai dar tempo!” que causa palpitações, taquicardia, afeta a oxigenação cerebral, portanto nossa linha de raciocínio

Sendo assim, seja “relaxado”. Fale para si mesmo que está tranquilo, que dará tempo e foque em fazer. 

Preciso escrever um artigo, corrigir um texto, gravar algo… 

Você primeiro precisa escrever o artigo? É isso que fará. Foque na atividade, não no tempo. 

É Fácil? CLARO QUE NÃO! 

Se fosse fácil, nós ansiosos não precisaríamos nos trabalhar. 

Mas precisamos nos trabalhar ao máximo, pois a evolução é gradativa.

Relaxar, fazer com calma “ignorando” os outros afazeres, faz com que fiquemos mais tranquilos, nosso organismo esteja mais calmo e assim conseguiremos produzir muito melhor.

  • 4 – PRODUZIR COM ANTECIPAÇÃO:

Precisa entregar uma série de materiais em x data? Então quanto tempo você tem?

Produzir semanalmente um conteúdo para que na outra postar é o ideal, e sabemos disso. Entretanto, quando o material exige uma pós produção, esse tempo pode ser pouco. E ai voltamos com as estratégias.

Ex: Daqui há 3 meses lançará 25 vídeos. Serão semanais. 

Perguntas:

  • Desses vídeos, quais são atemporais. Ou seja, podemos postar a qualquer momento que será válido. 
  • Desses, quais são de assuntos do momento e que precisam ser gravados na semana para estarem atualizados?

Listados, planeje quais dias você estará livre para gravar os atemporais. Visto os dias, nesse período, quantos vídeos você consegue gravar?

Deixando-os gravados, você terá todo esse tempo para trabalhar na pós produção, precisando ao chegar no prazo, apenas gravar e editar os que são de pautas momentâneas, mas grande parte do trabalho já estará pronto.

Planejamento é o ideal, pois nos salva e evita a clássica batalha contra o tempo.

Mas não adianta soltarmos frases como “Queria que um dia tivesse 48h”, pois nossa sociedade acostumaria com isso e trabalharíamos 24h em x local, mais 5 em outra… Seria tudo igual. Temos que saber otimizar de forma saudável tudo isso. 

  • 5 – QUANDO TUDO PARECER NÃO TER MAIS JEITO, FAÇA EXERCÍCIOS:

Ficar louco não adiantará de nada, muito pelo contrário. Precisamos arejar a cabeça. Dê uma caminhada ouvindo uma música, esvazie um pouco a mente, mesmo que não seja tão fácil. Foque em sentir o ar, ou sentir o exercício que preferir fazer. Foque nisso!

Respire fundo e expire vagarosamente. Renove o oxigênio, movimente seu corpo e tire a tenção. A preguiça é um inimigo nesses momentos, pois nunca pensamos em fazer isso quando a pressão é tamanha, mas tenha certeza que ajudará.

Nessas atividades novas ideias surgem, a ansiedade diminui e conseguimos raciocinar melhor.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

__________________________________________________________________________

Lembre-se sempre: Estar atarefado não é o mesmo do que ser Produtivo! 

Por fim, espero ter ajudado um pouco com essas dias e com esses exemplos, já que os casos de ansiedade em tempos onde a informação não para é cada vez mais comum. Caso você tenha algum exemplo, algumas dicas e contribuições a fazer, deixe nos comentários para que possamos discutir e agregar uns aos outros! 

Abraço a todos!

______________________________

Pedro Gonçalves é Coordenador de marketing na Pêssego Atômico – Produção multimídia e Consultoria em Marketing, trabalha com consultoria e gestão com diversos clientes na região da AMUREL em Santa Catarina. 

Também é host do podcast Pêssego Podcasts onde fala de Literatura, Cinema e Quadrinhos, e possui quadros semanais nas rádios Porto Gravatá (Gravatal – SC) e Pamppas WEB (Porto Alegre – RS). 

Roteirista de Sketches de comédia pela The Second City – Comedy School de Chicago.

Quer receber mais dos meus artigos e outros materiais exclusivos?

Não é Spam, fiquem tranquilos, apenas mais conteúdos meus e da Pêssego Atômico.

Se interessou? Então se cadastre aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *