Trabalhar só rede social já não é mais divulgação

Quem trabalha com marketing e publicidade já tem, ou deveria ter, a noção de que posts em redes sociais não é mais um diferencial em divulgação, e sim algo básico para mostrar seus produtos. Entretanto, não basta sabermos, utilizarmos disso em nossos trabalhos, mas o conhecimento seguir apenas em nossa “bolha da comunicação social”, pois ainda há pequenos negócios e profissionais individuais que utilizam de páginas no facebook e Instagram, com intuito de vender seus produtos, mas não conseguem um engajamento necessário, as vendas que gostariam, e nem alcançam seu real potencial… E são nessas pessoas que surgem dúvidas. 

Esse artigo, e meu retorno as atividades no LinkedIn em 2020, foca em trabalhar algumas pequenas estratégias para divulgar melhor os trabalhos nesta ampla rede. E quem sabe, contribuir com o público que ainda não está tão familiarizado com o funcionamento das mídias sociais.

Criação de conteúdo e a estratégia de divulgação. 

Alguém vende o mesmo produto que o seu, com qualidade inferior, mas consegue mais clientes? 

Já ouvi essa reclamação em alguns momentos pontuais, quando conversávamos sobre publicidade ou algo relacionado em diversas empresas, pequenas e grandes. Alguns se indagavam com certa indignação de como um outro, com qualidade inferior, conseguia atrair mais clientes. As falas vinham juntas de auto-afirmações como “Mas quem vem aqui é porque sabe da qualidade…”, alguns diziam que o concorrente inferior era mais “legal” em suas abordagens.

Acontece que, provável, foi esse “legal” que conseguiu agregar algum tipo de valor ao produto concorrente, e é isso que devemos trabalhar nos nossos. 

A qualidade do produto só será conhecida se provada. Vale a pena reforçar na divulgação? Claro! Mas assim como você, mais alguns milhares de pessoas estão divulgando o mesmo produto e falando sobre a qualidade. Questione-se não sobre o seu produto, mas sobre seu negócio como um todo, O que eu tenho de interessante para chamar a atenção? 

Lembre-se: 

Você pode ser tímido, seu negócio não!

Precisamos aparecer, não há escapatória em nossa atual realidade bombardeada de informações. Nas redes sociais, os algoritmos dominam, e se alguém tem condições de impulsionar uma publicação, essa terá vantagem nas postagens caso você use orgânico ou impulsione com valores menores. Descubra como poderá agregar valor a sua marca, não apenas a um produto em específico.

Vamos aos exemplos:

Lanchonete/ lanches caseiros – A concorrência é grande, seja para pequenos e grandes comércios, e aos profissionais individuais que trabalham com alimentos artesanais e caseiros. No atual momento do Brasil, com o desemprego em alta, o ramo alimentício foi uma das principais escolhas de pessoas físicas para conseguirem uma renda.

Como competir com tantos outros?

Já pensou em divulgar receitas, e nela reforçar a sua marca? Vídeos tutoriais ensinando a produzir determinado produto? Ou até mesmo curiosidades, comentários, materiais de outras fontes, de canais maiores, com algo a se passar.

Por quê disso? Para agregar valor a sua marca e a sua rede. Além do seu produto, haverá outras razões para as pessoas irem até suas páginas, a chance de identificação do público com algum material se amplia, e seu engajamento torna-se mais provável. Se alguém gostar de uma receita compartilhada, essa quem sabe irá divulgar com outras pessoas, que irão talvez buscar por mais em suas redes e lá descobrirem outros posts, além de seu produto principal. Não será só uma página com imagens e posts de x produtos, datas comemorativas ou algo mais padrão que se possa postar, mas sim um local onde você encontra conteúdo ligado a lanches e semelhante.

“Ahh mas dá mais trabalho, é complicado conseguirmos fazer isso.”

  1. Não julgue essa frase, pois infelizmente ela é julgada seguida de frases como “Quem quer arranja tempo…” Entre outras frases irresponsáveis e abrangentes. Não sabemos a realidade de cada um para falar.
  2. Muitos não fazem, pois acham que precisa ter uma estrutura grande para gravar ou produzir seus conteúdos. Falei disso em outro artigo, utilizando como exemplo nosso podcast (Pêssego Podcasts), sobre o quanto conseguimos produzir material com poucos equipamentos. – Só tem que deixar a timidez de lado. Você não precisa aparecer, mas precisa fazer! –
  3. Quanto ao tempo, temos que quebrar um pouco a rotina e a “zona de conforto” reavaliando nosso fluxo e cronogramas, pois tirar talvez uma noite, ou um momento de determinado dia, quem sabe tantos minutos de todos os dias, como for melhor para pessoa, consegue-se assim ter uma produtividade interessante e vantajosa.

O trabalho para criar os materiais, se bem feito, é investimento. Lembre-se disso!

Divulgação: Quando, Onde e Para quem? 

Você não vende bolas de vôlei onde estão procurando bolas de basquete. Certo?

As redes e mídias sociais também funciona assim. É necessário entendermos em quais meios divulgarmos e realizarmos nossos contatos. Valorizar o potencial e ferramentas de cada uma.

Temos LinkedIn, Facebook, Instagram e alguns usam muito o próprio WhatsApp. E por isso que darei um exemplo simples, Caminhões.

Caminhoneiros costumam ter grupos em seus whatsapps que envolvem até mesmo alguns mecânicos de veículos pesados. Reconhecendo isso, porque não a mecânica gravar alguns vídeos curtinhos, com dicas de segurança ou manutenção para postar em um canal, e divulgar o vídeo nesses grupos? Talvez, nesse nicho em específico, os vídeos via whastapp possam viralizar e serem divulgados com mais intensidades do que via facebook, Instagram, LinkedIn… Mas não que devemos ignorar essas redes.

Não entrarei em grandes detalhes sobre estratégias de divulgação nas mídias sociais, pois já é assunto para outro artigo, caso tenham interesse.

Por fim, apenas posts simples em nossos redes sociais já tornaram-se o básico para divulgarmos nossos produtos, e por tanto, é necessário que pensemos em diferentes materiais para agregarmos valor a nossa marca como um todo. 

Mas e você, como está divulgando o seu material? Ou melhor. Qual seu diferencial nesse mar de divulgações?

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Pedro Gonçalves é Coordenador de marketing na Pêssego Atômico – Produção multimídia e Consultoria em Marketing, trabalha com consultoria e gestão com diversos clientes na região da AMUREL em Santa Catarina. 

Também é host do podcast Pêssego Podcasts onde fala de Literatura, Cinema e Quadrinhos, e possui quadros semanais nas rádios Porto Gravatá (Gravatal – SC) e Pamppas WEB (Porto Alegre – RS). 

Roteirista de Sketches de comédia pela The Second City – Comedy School de Chicago.

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