Não estipule tempo de trabalho, foque em produtividade e organização.

Quantas vezes você já se deparou com matérias e artigos dizendo: “Bilionário diz que você deve trabalhar 12 horas diárias…”, “Pesquisa diz que você deve trabalhar quatro dias por semana…”?

Sinceramente acho ridículo qualquer chamada como essas, não por não ter fundamentos, principalmente quando se trata de pesquisas diversas são as fundamentações apresentadas, mas a questão é que em minha visão é algo relativo demais. E quando de empreendedores, costumam ter dicas bem interessantes, afinal a maioria tem muito o que passar. 

Mas um empresário falar o tempo que você deve trabalhar não quer dizer muito, por mais capacitações e méritos que ele tenha. E o por quê disso? Ele não é você! O negócio dele não é o seu! Não existe regra para quanto tempo é ideal para se trabalhar ou produzir, existem metas, metas do que deve ser entregue e como irá-se dividir o tempo e mão de obra para entregá-las, mas ai não falamos apenas de tempo x de trabalho, falamos de organização. 

Cada caso é um caso, cada pessoa é diferente da outra e possui seus métodos de trabalho. Algumas são melhores a noite, outras de dia (No caso do mercado de trabalho formal, torna-se obrigatório o rendimento no período do expediente), alguns preferem tocar direto pelo dia, outros focam em bons e produtivos intervalos para arejar a mente… Os Métodos, jeitos e manias são inúmeras, cada profissional tem sua particularidade. Eu mesmo conheço colegas que só trabalham após um surfe pela manhã, e quem sou eu para questioná-los? O trabalho deles está ótimo! Mas voltando para o tópico de uma necessidade específica de tempo, sendo esse um dado que varia de matéria para matéria, opinião para opinião, o tempo necessário depende de você. 

Se o dono da Alibaba trabalha 12 horas por dia ou mais e quer que seus funcionários façam o mesmo [Vindo da China não surpreende muito], ou se Elon Musk diz que devemos trabalhar 80h por semana, quem somos nós para questioná-los? Deu certo para eles, estão com impérios fantásticos, mas deu certo para eles. Talvez se você tentar o mesmo, no lugar de ganhar bilhões você pode gastar “bilhões” em antidepressivos… Ou dar muito certo. Porém, em contrapartida conhecemos empresários que se deram muito bem trabalhando 4horas diárias, muito menos do que outros, porém tinham como segredo uma agenda extremamente regrada. O que quero dizer com isso? O tempo é relativo, fisicamente [Forte abraço Einstein] e psicologicamente. O que importa não é o tempo de ação e sim de produção. O que adianta você ficar 10h fazendo algo, mas render de fato apenas 4? 

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O grande segredo, ao meu ver, está na organização. E que não é tão fácil como parece, engana-se você se acha que é só colocar na agenda, planner ou semelhante que tudo está certo. Você precisa se trabalhar, se regrar, seguir seu planejamento a risca, ou voltará na mesmice. Ter seu calendário semanal diário é um dever, analise todos os seus afazeres e suas pendências e com isso divida-os para os dias da semana. “Escrever 3 artigos”“Ligar para x clientes”“Produzir x materiais”“falar com financeiro”… Tudo isso precisa estar bem dividido para que você otimize seu tempo. Otimizar o tempo é importantíssimo para uma produtividade em menor tempo, não que você esteja com pressa, mas isso significa que seu dia renderá mais no trabalho e no lazer. E esse equilíbrio é essencial para o corpo e para mente. Alguma das suas tarefas, após iniciar a execução demorará x tempo? Que tal já ir adiantando outra coisa, não com intuíto de já terminar essa outra atividade, mas ao menos já “startá-la”. São pequenas atitudes que nos adiantam um ótimo tempo, mas repito, a teoria é tranquilo, mas não é fácil executar. 

Sobre como uma boa organização pode diminuir o estresse em um ambiente de trabalho e deixar o sistema mais produtivo, Angie Gentry do Chron (Houston Chronicles) finaliza seu artigo “Why Organization Skills Are Important” justamente falando disso: 

“[…] Reduzindo o estresse a pressão 

Trabalhar em um ambiente desorganizado pode fazer com que o empregador e os funcionários se sintam constantemente no limite. Sem saber onde procurar informação, arrumando a papelada bagunçada e lidando com as consequências da baixa organização cria-se um ambiente estressante. Esse estresse pode se estender para vida do empreendedor até chegar na sobrecarga de trabalho. Implementando um bom sistema de organização pode ajudar a reduzir esse estresse e dar ao empreendedor – e aos funcionários – mais tempo para aproveitar a vida fora do trabalho.”* 

*Tradução livre do texto original.

Eu, em particular, tive que trabalhar muito bem a preguiça. E não é interessante citar isso em um artigo para o LinkedIn, pois afeta a imagem. Mas eu não estou brincando, e reconhecerisso é importantíssimo. Melhor eu reconhecer e me trabalhar do que dizer que sempre fui muito produtivo e na verdade estar omitindo algo que eu não quero trabalhar em mim mesmo. Reconhecendo eu tomei atitudes que me ajudam a despertar pela manhã ou pelo início da noite, quando tenho algum afazer no horário. Tudo isso para que eu renda na organização que eu criei. Para que eu mesmo, depois de criar uma organização teoricamente eficiente, não me sabote e por desleixo não a execute. Então, como citado, é fundamental que você se esforce para seguir o seu planejamento, pois a produtividade vem muito mais da organização do que de tempo determinado para trabalhar. Quem sabe na segunda você renda 4 horas, na terça 6 horas… Tudo varia, mas tendo todas as atividades listadas, planejadas e divididas, as informações se tornam mais claras, mais espaçosas e fácil de identificar, o que faz parecer até que é menos do que imaginávamos [Também não caia nessa]. 

Por fim, não de atenção demasiada ao tempo, em matérias que limitam o quanto você deve trabalhar seja para mais ou para menos, foque na sua organização [Até porque sem organização não adianta trabalhar 80h semanais…]. Tenha como foco ser produtivo em seu negócio e estar contente com o seu desempenho. Isso vai refletir na sua marca, no seu produto/serviço e o cliente perceberá isso. Afinal, esse é o seu negócio e você é único, e precisa aprender e reconhecer como é o seu jeito de fazer acontecer. 

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Quer ajuda na Organização? Vou citar alguns aplicativos que utilizo diariamente para minha organização semanal, mensal e até anual. 

Apps que utilizo ou já utilizei: 

  • Wunderlist: Esse definitivamente é o que eu mais uso. Ele está disponível para Android, iOS, app para computador e até como extensão de nova aba do Chrome. Com ele você cria lista como por exemplo “Empresa”, “Casa”, “Lista de compras” e pode administrá-las individualmente ou compartilhado. – A lista de compras é ótimo para companheiros, pois dando um check no item já comprado, o outro já saberá o que ainda falta. – Além de estar tudo listadinho esperando seu check de concluído, ele permite ver as atividades já realizadas, e avisa você da atividade quando chega o dia [Você pode programar um horário de aviso];
  • Google Keep: O keep é meu bloco de notas definitivo. Crio listas, brainstorming, controles de pagamentos, pautas para artigos e podcasts… As mais diversas coisas;
  • Trello: O trello já utilizei para realizações de eventos, e quando preciso volto a utilizar. Ele permite deixar bem separado em “caixinhas”quais as atividades, quem é o responsável, e quais tarefas precisam ser feitas. Permitindo também dar um “check” no que for realizado para todos com acesso saberem. Ele é muito válido e mais detalhado, consegue ter mais informações de forma organizada, entretanto prefiro o Wunderlist por ser mais dinâmico e intuitivo, permite colocar informações, responsável e x detalhes, mas tudo em um mesmo ambiente;
  • Quadro branco: Possuo um quadro branco ao lado da mesa onde coloco todos os afazeres para um período curto e vou dando check no que já fiz. Ajuda pois é grande, está do lado e bem a vista para que eu realmente não me esqueça. E claro, as outras pessoas também verão nitidamente o quanto de coisas que você tem para fazer, já as inibindo de tomar demasiado tempo de você.

Outros apps de organização:

  • Any.do ;
  • Cal;
  • Evernote;
  • OneNote;
  • Todoist;
  • Yupee;

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Pedro Gonçalves é Coordenador de marketing na Pêssego Atômico – Produção multimídia e Consultoria em Marketing, trabalha com consultoria e gestão com diversos clientes na região da AMUREL em Santa Catarina. 

Também é host do podcast Pêssego Podcasts onde fala de Literatura, Cinema e Quadrinhos, e possui quadros semanais nas rádios Porto Gravatá (Gravatal – SC) e Pamppas WEB (Porto Alegre – RS). 

Roteirista de Sketches de comédia pela The Second City – Comedy School de Chicago.

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