Artigo escrito em 17/02/2019
A última semana se fez com muitas piadas, críticas, opiniões divididas e muitas discussões referente a, agora famosa, Bettina Rudolph.
A jovem de 22 anos diz em uma chamada da empresa EMPIRICUS que com valor de R$ 1.500,00 aplicando no mercado de ações desde os 19 anos, transformou seu patrimônio em 1 milhão de reais.
Nesse momento muitas críticas foram feitas referente aos valores citados. “Será mesmo possível com 1.500 reais em um curto espaço de tempo transformar em 1 milhão?”
Essa foi a pauta em muitos jornais, blogs, sites entre outros portais que analisaram o caso com alguns economistas e investidores. Uns, como no cado do economista e comentarista econômico da Globo News, Samy Dama, diz que esse rendimento é irreal.
“Reflitam, se for verdade que: a) A menina de 22 anos transformou R$ 1.520 em R$ 1.042.000 (ou seja multiplicou seu patrimônio em 685,53 vezes) b). Que seja possível replicar a estratégia dela.
Daqui a 15 anos, nossa heroína terá 37 anos de idade e um patrimônio de 157 quintilhões de reais: 2 milhões de vezes o PIB americano de 2018 e 316 milhões de vezes a fortuna Jeff Bezzos – homem mais rico do mundo segundo a Forbes.”
Disse Dama em seu perfil no Twitter.
Possível ou impossível? Fica o questionamento a todos os investidores. Vamos falar sobre o atual Marketing da EMPIRICUS.
De forma costumeiramente agressiva, as propagandas da empresa que vende pacotes de assinatura com dicas de investimentos e cursos voltados ao mercado financeiro, utiliza de frases e chamadas superficiais, tendenciosas e com grandes promessas aos espectadores.
Receber lucros “de forma fácil, acessível e o mais importante, segura”, “dobrar o salário com tranquilidade em 3 anos”, e frases como essas são presentes nos vídeos e comentários do canal da empresa. Quem acompanha o mercado financeiro sabe que tudo é na base de análise, cuidado e monitoramento, mesmo investimentos fixos e mais “seguros”, pois segurança não é o melhor termo para falar sobre investimentos, tão como “com tranquilidade” não deveria ser utilizado. Prometer de forma fácil, rápida e com um tom de segurança no rendimento e principalmente na convicção com que se passa a informação é a arma certeira para alcançar um público mais leigo que facilmente acreditará nas histórias, cases e promessas apresentadas. Não entremos na questão Bettina se é real ou não, foquemos em como divulgar a marca de forma tão pesada e cansativa pode prejudicá-los.
Com o funcionamento de algoritmos é comum ver a empresa aparecendo em todo lugar já que é o assunto do momento, mas assim como isso fez com que a marca fique na cabeça do povo, e muitos esses compraram ou comprarão os produtos oferecidos por eles, pode sim ser uma estratégia que aumenta em nível considerável as vendas, logo o lucro da empresa. Rendimento em monetização dos vídeos, compra dos pacotes, dos cursos e por ai vai… O dinheiro está chegando, não importa se tem quem se estresse ou fale mal da propaganda, pois estão recebendo e bastante. Porém, até que ponto vale a pena ter uma campanha pesada, agressiva, maçante e aberta para críticas de vários profissionais da área econômica? Ainda é cedo para falarmos sobre o Marketing e como será o futuro da imagem da empresa. Sabemos que possui uma equipe grande e vem crescendo nos últimos anos, tendo a oportunidade e dinheiro para produzir os materiais que vem exibindo. O que é perigoso e questionável é até quando essa atitude vai render público e receita a frente da imagem negativa que vem criando. Talvez fosse a hora da equipe pensar em como abordar novos clientes, um novo público de uma forma pontual, certeira, mas não com frases agressivas e vazias, tão criticadas pelos colegas da área financeira. Pensar no posicionamento de marca, em abordagem, visão externa da empresa, é pensar a longo prazo e não no momento de estouro e de grande procura.
Não conheço os donos da empresa, não conheço o posicionamento interno da empresa, tão pouco sei se eles já não possuem todas as estratégicas mapeadas e eu posso estar falando bobagens. Mas aqui fica a reflexão de que, agora, seria um bom momento para reavaliarem a abordagem para com o público. Quem sabe o case Bettina não serviu como um aviso de que essa fórmula vem se saturando?
Promessas de dinheiro fácil, de forma prática e seguro, o que menos conseguem passar em visão de marca é segurança, facilidade e confiabilidade. Pense sempre como a imagem de sua empresa pode repercutir, principalmente no seu próprio meio, pois seus colegas de área citarem sua situação como case negativo não é uma boa opção.
Avalie, repense, reconheça erros, mas não deixe que sua marca seja sinônimo de algo maçante, questionável e negativo.
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Pedro Gonçalves é Coordenador de marketing na Pêssego Atômico – Produção multimídia e Consultoria em Marketing, trabalha com consultoria e gestão com diversos clientes na região da AMUREL em Santa Catarina.
Também é host do podcast Pêssego Podcasts onde fala de Literatura, Cinema e Quadrinhos, e possui quadros semanais nas rádios Porto Gravatá (Gravatal – SC) e Pamppas WEB (Porto Alegre – RS).
Roteirista de Sketches de comédia pela The Second City – Comedy School de Chicago.